sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PONTOS DE CULTURA NA 29ª BIENAL

Ministério da Cultura (Minc)

Começa hoje (29), a partir das 16h, a estréia dos Pontos de Cultura no mais importante evento de arte contemporânea do país: a Bienal. Para abrir as apresentações, o Secretário de Cidadania e Cultura, TT Catalão, oferece RupturaCONtradições.

RupturaCONtradições: fica o erudito pelo não dito – as narrativas simbólicas dos valores do Ministério da Cultura, a partir de imagens dos Pontos de Cultura.

Apresentação e Debate: TT Catalão (jornalista, poeta e atualmente Secretário de Cidadania e Cultura). Juana Nunes (Coordenadora de Mobilização e Articulação em Rede)

Questões Estéticas, Artísticas e Políticas do quanto expressões, antes ocultas, hoje se mostram em circuitos em que o rural e o urbano dialogam e quebram caricaturas de “POPULAR” e “VANGUARDAS”.

Com participação estratégica do Ministério da Cultura, por incentivo da Lei Rouanet, a 29ª Bienal está ancorada na idéia de que é impossível separar a arte da política. Com o título, “Há sempre um copo de mar para um homem navegar“, a exposição vai pôr seus visitantes em contato com a política da arte, ao propor modos de pensar e habitar o mundo para além dos consensos. A entrada é gratuita.

Os Pontos na Bienal

A participação dos Pontos de Cultura surge a partir de convite realizado pela Curadoria da Bienal ao Ministério da Cultura. A proposta dos Pontos de Cultura é compartilhar o que fazem sobre a arte e política em seu cotidiano e povoar os Terreiros – espaços de 120m² que remetem praças, quintais, templos e que são desenvolvidos para a ativação e o uso do público – com a arte e o fazer dos Pontos de Cultura.

A escolha dos Pontos foi feita para que a diversidade cultural do país estivesse representada e que estes, da mesma forma, atendessem à concepção de cada um dos Terreiros. Os Pontos de Cultura podem ser vistos na Bienal de 29/11 a 12/12.

Nenhum comentário: