quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CAPI: SARNEY COMPROU TESTEMUNHAS


-
Lucas Ferraz
-
Ex-governador do Amapá, João Capiberibe (PSB) acusou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), de envolvimento na compra de testemunhas em processo que levou à cassação de seu mandato e do de sua mulher, Janete Capiberibe. Eles foram enquadrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na Lei da Ficha Limpa e aguardam definição do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o caso. O político ainda briga na Justiça para ter direito ao mandato de senador para o qual foi eleito. O presidente do Senado nega e diz que as acusações são "absurdas". Reportagem da Folha revelou ontem que um ex-funcionário de uma TV da família do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) acusou o político de comprar testemunhas para depor contra o casal. Isso resultou na cassação dos mandatos deles, pela Justiça Eleitoral, em 2004.
-
Veja trechos da entrevista concedida à Foha de S. Paulo.
-
Folha - Como não é possível mudar sua cassação na Justiça, o que fazer com os depoimentos?
-
João Capiberibe - Imagino que pedir uma investigação no Ministério Público. Esgotaram as possibilidades de rever o caso. Talvez um processo cível de recuperação da imagem pública ou mesmo criminal, por calúnia e difamação. Tem mais o sentido de mostrar à sociedade que fomos penalizados injustamente. Foi uma armação que não conseguimos desarmar por inexperiência. Nunca imaginei que pudesse chegar à cassação do mandato.
-
Folha - Por que Gilvam Borges comprou as testemunhas?
-
João Capiberibe - O processo é de inteira responsabilidade do PMDB, que foi o grande beneficiado. Ele fez porque sabia que podia ser beneficiado. E, agora, mais uma vez, se o Supremo fizer valer a Lei da Ficha Limpa, mais uma vez ele será beneficiado, ganhando uma vaga que eu ganhei por voto popular.
-
Folha - Então o PMDB foi o responsável por sua cassação?
-
João Capiberibe -Claro, o partido e seu expoente máximo, José Sarney. Não tenho dúvida.
-
Folha - O sr. tem alguma prova da participação de José Sarney?
-
João Capiberibe - É uma acusação política porque ele é a figura maior do PMDB. Há uma advogada que atuou no processo contra mim, que é do Senado.
-
Folha - Por que o PMDB armou esse processo contra o sr.?
-
João Capiberibe - Quando fui governador tivemos muitos conflitos. Em 1998, lancei um candidato para disputar contra o Sarney, que ameaçou a eleição dele. Quando cheguei ao Senado, ele, como ex-presidente da República e rei da província, achou que eu devia seguir sua orientação política. Se não segui a orientação dele no passado, quando era do partido da ditadura, não ia ser agora. Respeito ele como adversário, mas Sarney não suporta crítica.
-
Folha - O que esperar agora da Justiça Eleitoral?
-
João Capiberibe - Minha esperança é o STF, que espero que garanta a decisão popular. A criminalização do processo eleitoral causa um temor enorme.

Nenhum comentário: