sábado, 11 de julho de 2009

FIDEL CRITICA OPINIÃO DE CAETANO


Falei que escreveria sobre o debate travado entre o líder cubano Fidel Castro e o compositor/cantor baiano Caetano Veloso. E tudo por causa da canção “A Base de Guantánamo” (letra publicada neste blog) e das declarações do artista sobre direitos humanos à Folha de S. Paulo. O assunto a seguir foi retirado do blog OBRA EM PROGRESSO, do próprio Caetano, e amplamente discutido ali. O blog foi encerrado em maio passado, mas acompanhei na época as discussões.

O jornal O Globo publicou a matéria “Guantánamo: Fidel critica opinião de Caetano” (caderno Mundo, página 36), que continha o seguinte trecho:

HAVANA. O líder cubano Fidel Castro criticou declarações do músico brasileiro Caetano Veloso num livro cujo conteúdo foi divulgado ontem. Fidel interpretou como um pedido de perdão aos Estados Unidos comentários de Caetano sobre sua música “A Base de Guantánamo”, parte do repertório do novo disco do compositor.
Para Fidel, a declaração foi uma “prova da confusão e do engano semeados pelo imperialismo”. No texto intitulado “Fidel, Bolívia e algo mais”, o líder cubano critica o fato de Caetano ter se dito “100% mais” do lado dos Estados Unidos do que de Cuba em matéria de direitos humanos, em entrevista publicada pela “Folha de S. Paulo” em 26 de maio.
“Se eu fosse um tipo de pessoa de esquerda, pró-Cuba, anti-Estados Unidos, não sentiria decepção alguma pelo que ocorreu nas prisões de Guantánamo”, segundo reproduz Fidel em seu prefácio a partir das declarações publicadas no jornal brasileiro.
“Em duas palavras: o músico brasileiro pediu perdão ao império por criticar as atrocidades cometidas naquela base naval em território ocupado de Cuba”, disse Fidel, de 81 anos, que passou a se dedicar a escrever depois de ter se afastado do governo.

Nenhum comentário: