domingo, 7 de junho de 2009

LUZ, CÂMERA, AÇÃO... E MANIFESTO!

POROROCAS & PERERÊS

Na cerimônia de lançamento da SÉRIE DOCTV IV, no Teatro das Bacabeiras (sábado, 5), que teve a exibição do documentário Simãosinho Sonhador (Manoel do Vale/Castanha Filmes), a produtora Ana Vidigal, da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABDeC/AP), leu manifesto em defesa da classe que produz audiovisual no meio do mundo. O manifesto critica políticos eleitos pelo Amapá, como o senador José Sarney (PMDB) e a deputada federal Dalva Figueiredo (PT), que não têm dado pelotas à prata de casa. Toma-te!

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO!

O audiovisual é um forte instrumento de resgate e de acervo de uma realidade histórica e social. É através dele que documentamos a trajetória de um povo e suas conquistas. O mundo tem muito que conhecer e reconhecer a partir de suas inúmeras possibilidades. E esse nosso gigante lençol verde que é a Amazônia tem uma gama infindável de temas a mostrar. O problema é que o olhar de quem aqui vive e reconhece a importância desses focos nunca é valorizado por quem detém o poder das políticas públicas.
Elegemos os nossos representantes e estes elegem outros realizadores para filmar em nosso quintal e levar a pouca verba que também deveria servir aos nossos propósitos documentais. Nada contra esses realizadores. Que bom que eles nos prestigiem mostrando nossa gente e nossas belezas naturais. O senador José Sarney abre as burras e saca dois milhões, a deputada federal Dalva Figueiredo comparece com trezentos mil e a cineasta Tizuka Yamazaki filma parte de seu longa-metragem Amazônia Caruana lá pros lados do Araguari. Que bom mesmo! Ela trouxe a sua equipe e somente meia-dúzia de gatos pingados daqui irão participar, carregando equipamentos na locação. Quem sabe poderão aprender com eles alguma nesga de suas experiências? Agora, perguntamos: será que isso está certo? E o nosso pirão? Quem nos dera ter pelo menos um pouco do cuí dessa farinha! Uns poucos e minúsculos bagos, mesmo que fosse a sobra do fundo da saca. Somos nós que trabalhamos por este lugar e elegemos os representantes legais e são outros que levam a saca cheia? Esperamos que a nossa tribo esteja inserida no projeto Tainá III anunciado por seus produtores e pelo Governo do Estado. Tomara que possamos participar do processo e não nos deixem de fora, com nossas bundas ao alcance de suas lentes refinadas e com cara de quem está feliz com essa patuscada oficial.
Um dia, um amigo chegou à conclusão de que a “política é para quem tem coragem”.
Aviso aos navegantes: quando nos pintamos para a guerra, nossos irmãos tucujus se vestem dessa mesma coragem. Decência e bom senso é que cobramos nessa batalha. Achamos que, em vez de ignorados, deveríamos ser olhados como o que somos: aliados e principais interessados na batalha pelo audiovisual. Temos consciência do nosso valor e queremos o diálogo.
Não queremos guerra, mas estamos lutando pelo espaço a que temos direito.
Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABDeC/AP)
Sandra Rocha
Lucila Diniz
Thomé Azevedo
Ana Vidigal
Ronaldo Rodrigues
Patrícia Andrade
Gavin Andrews
Manoel do Vale
Zezão Reis
Jonny Bigoo
Rose Souza
Bruno Jerônimo
Alexandre Brito
Augusto Pessoa
Paulo zab

Nenhum comentário: