domingo, 7 de junho de 2009

VIVA SÃO JOÃO E VIVA SIMÃOSINHO!


Na cerimônia do DOCTV IV, pelo menos dois vexames foram cometidos e registrados na noite: a apresentadora que insistia em americanizar a pronúncia do nome do cineasta Gavin Andrews (ela dizia “Gueive”) e o diretor e roteirista do filme, Manoel do Vale, que, ao tentar mencionar nomes de autoridades presentes no evento, citou apenas a deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP), omitindo o nome do senador e marido da parlamentar João Alberto Capiberibe. O publicitário Manoel do Vale esquece que o poeta-camelô Simãosinho Sonhador foi descoberto e beneficiado pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), do Governo Capi, que teve, como nenhum outro, visão disparada de apoio e incentivo à produção cultural local. Simãosinho, junto com o pequeno Wrarepó Waiãpi Apalai – filho do cacique/amigo Missico – tornaram-se, inclusive, símbolos do PDSA e das ações de vanguarda do governo socialista. E o Manoel de pouca memória, meninos e meninas (não acredito que ele não tenha visto o autor do projeto Transparência ali ao lado), flutuando, na hora do discurso, feito balão de festa junina!

Biscoitos finos
Em tempo: quero dizer aqui que gostei muito mas muito mesmo do que vi no documentário. O poeta Simãosinho Sonhador merece! E – parafraseando o mestre antropofágico Oswald de Andrade: a massa começa a comer dos biscoitos finos – de castanha, naturalmente – que estão sendo produzidos no meio do mundo.

Viva São João
Viva o milho verde
Viva São João
Das matas de Oxóssi
Viva São João
Viva Dominguinhos
Viva São João
E viva SIMÃOSINHO!

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, o Manoel do Vale viajou. E estou aguardando a chegada desse negão por aqui, pra lhe dar um bom puxão de orelhas!

Stanley Kubrick

Editorial disse...

Recebi um comentário sobre o filme-documentário Simãosinho Sonhador e, numa correção que fui fazer no blog, o deletei sem querer. O internauta pode mandar de novo que terei mais cuidado. Desculpe-me e obrigado.