quarta-feira, 24 de junho de 2009

FNO COM NOVAS REGRAS AJUDARÁ AMAZÔNIA

Janete Capiberibe conversa com a atriz global Christiane Torloni

A deputada Janete Capiberibe (PSB/AP) entregou aos artistas Christiane Torloni e Victor Fasano cópias do projeto de lei 5.202/2009, que propõe diretrizes para investimentos dos recursos do Fundo Constitucional da Região Norte (FNO) e exemplares do livro “Desenvolvimento Sustentável no Amapá: Uma visão crítica”. A socialista quer que os atores ajudem a divulgar a proposta.
Pelo projeto, metade dos recursos do FNO serão aplicados, preferencialmente, na modernização tecnológica e gerencial das atividades financiadas com recursos do Fundo desde a sua criação. A outra metade obrigatoriamente, deverá financiar atividades econômicas de desenvolvimento sustentável e das cadeias produtivas ligadas a biodiversidade amazônica e sistemas agroflorestais, além da recuperação de áreas degradadas, serviços ambientais e turísticos e a indústria da reciclagem, assegurando a recuperação dos biomas.
A proposta foi citada por Adriana Ramos, do Instituto Sócioambiental-ISA, como uma ação positiva do parlamento brasileiro para o desenvolvimento da Amazônia com sustentabilidade ambiental e justiça social. O financiamento de atividades econômicas com recursos públicos, sem regras claras, contribui para a agressão à floresta. Em 2008, o FNO financiou R$ 1 bilhão e 200 milhões na Amazônia.

Nenhum comentário: