sábado, 6 de junho de 2009

ABAIXO O NOME “FLORIANO PEIXOTO”!

Nonato Leal – músico e compositor morador há mais de 40 anos da Pedro Baião, avenida de Macapá que o artista atravessa para buscar inspiração na paisagem da praça em frente que tem nome indigesto

O vereador Clécio Luís (P-SOL), elabora projeto para mudar o nome da praça Floriano Peixoto – a do lago, freqüentada geralmente por artistas, e que recebe, no momento, bom tratamento da administração pública municipal.
O projeto do vereador Clécio Luís merece considerações porque “Floriano Peixoto” – segundo a história – é nome de militar brasileiro sanguinário da Guerra do Paraguai e não tem absolutamente nada a ver com a nossa realidade. Nome este imposto pelo regime militar, que construiu a praça – vá lá – mas que mandava e desmandava no Amapá nos anos de chumbo. É mais ou menos parecido com a história daquela rua, no município de Santana, que tinha nome de carrasco nazista – Felipe Miller – só porque o dito cujo foi do Governo Vargas. No Governo Capiberibe, entretanto, o nome da rua foi trocado. Governador Waldez Góes e prefeito Roberto Góes bem que podiam seguir o exemplo do Capi e apoiar o projeto do vereador Clécio Luís. Não custa nada! Começamos aqui campanha para derrubar o nome da praça. Participe!

Foto: Alexandre Brito

2 comentários:

Anônimo disse...

Alô, Aroldo!
Achei o blog fantástico. Parabéns por esta sua navegação fluvio-marítima de longo curso, pelas veredas do desbravamento cultural e da iluminação de toda gente! Este seu REGATÄO ANTROPOFÁGICO vai, a cada dia, conquistar novas praias e novos adeptos – esta divina catequese profana!
Como sempre, estou aqui à disposição para qualquer colaboração.
Vão acontecer coisas quentes aqui por BH, como, por exemplo, um festival de teatro de
rua internacional, o FAT, e, aqui perto, em Parati, a Feira Internacional Literária (FLIP).

Um abraço,

Bruno Sá Motta

tribuna10.blogspot.com disse...

Já tem um deputado com projeto para mudar o nome de todo logradouro ou prédio,ruas,avenidas, praças que tenham nome de torturadores ou de bajuladores da ditadura...Acho que quando vereadores,deputados ou senadores aprovam esse tipo de coisa, o fazem sem a menor noção,apenas por mera ação política..porque nosso pais não tem memória e muita gente boa vive no anonimato. Mas aproveito o espaço aqui que tem mentes privilegiadas pelo bom nível cultural dos conteúdos postados, para divulgar que tenho um blog denominado rio das letras qwue trata de literatura,textos,comentários, análises, entrem a vontade a casa é de vocês e a porta da inteligência está escancarada, o endereço é riodasletrasitbblogspot.com. Se quiserem mandar textos,comentários sobre o tema do site fiquem a vontade...Um abraço do poeta tapajônico Nazareno Santos-Itaituba-pá