sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O SAX DE ESPÍNDOLA NO CONCERTO DE VERÃO


Márcia Corrêa
-
A Confraria Tucuju traz ao palco do projeto Concertos de Verão, nesta sexta-feira (11), o saxofonista amapaense José Espíndola. Nascido na localidade de Igarapé do Franquinho, arquipélago do Bailique, o músico de 60 anos é uma das mais importantes referências da música instrumental no Amapá.
José Olímpio Cordeiro Espíndola cumpriu a trajetória dos grandes músicos amapaenses. Aluno do antigo Ginásio de Macapá, o GM, integrou a Banda de Música Oscar Santos, aprendendo pelas mãos do próprio mestre na juventude. Na década de 60, juntamente com outros músicos, fundou o conjunto “Os Cometas”, sucesso nos bailes da época.
Integrou também as bandas de maior sucesso da noite amapaense como “Milionários R-5”, “Mocambos”, “Os Setentrionais” e “Banda Brind’s”. Na década de 1980 fez parte do projeto Lembrando Elis, do SESC, espetáculo que percorreu as cidades de Belém-PA, São Luiz-MA, Fortaleza-CE, João Pessoa e Guanabara-PB e Natal-RN.
Como músico acompanhou diversos cantores amapaenses como Amadeu Cavalcante, Ronery, Zé Miguel, Grupo Pilão, Grupo Sambarte e Osmar Jr. Participou de álbuns de Marcelo Dias, Fernando Chaves, Naldo Maranhão, Osmar Jr. e banda Os Setentrionais.
Em 2003, depois de 40 anos dedicados à música instrumental, lançou seu primeiro CD, “Tua Luz”, com repertório de composições próprias e de músicas religiosas. Em 2006 lançou seu segundo CD, “Eu e Você”, com a maior parte do repertório próprio. Esse trabalho traz uma homenagem ao Mestre Oscar na música “Inesquecível Melodia”. Há cinco anos voltou a integrar a banda “Os Cometas”, que reuniu os fundadores dos anos 60.
No show de Espíndola haverá ainda a participação do bailarino ampaense Agesandro Rêgo, que fará performance.
-
Serviço:
Concertos de Verão
Dia 11 de setembro
Às 20 horas
No Largo dos Inocentes
Av. Mendonça Furtado, atrás da Igreja São José

Nenhum comentário: