quinta-feira, 24 de setembro de 2009

COMUNICAÇÃO CULTURAL

Período: 24 a 27 de setembro de 2009
Local: Chã Grande (PE) – 84 quilômetros de Recife
Realização: Ministério da Cultura-MinC e Universidade Federal de Pernambuco-UFPE


Na abertura da Conferência, as instituições realizadoras distribuíram folder a todos os participantes representantes de Pontos e Pontões de Cultura do país com o seguinte conteúdo:

A proposta

A I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura antecede a realização da I Conferência Nacional de comunicação (I Confecom) e da II Conferência Nacional de Cultura (II CNC) – programadas, respectivamente, para dezembro de 2009 e março de 20210.

Nestas instâncias, propomos a discussão da comunicação como direito, liberdade de expressão, inclusão cultural e digital, diversidade e identidades culturais, sustentabilidade das cadeias produtivas e economia criativa, convergência tecnológica e legislação, regionalização da produção, dentre outros tópicos relevantes. Ou seja, neste momento, as duas conferências são bastante complementares.

Dentre os objetivos gerais da I Conferência Livre de Comunicação para a Cultura está a mobilização para a participação de Pontos e Pontões de Cultura (conveniados com o MinC), além dos projetos premiados no edital Pontos de Mídia Livre, cujos focos de atuação principal sejam nas áreas afins Audiovisual, Comunicação e Cultura Digital, para que se façam atuantes nas conferências estaduais e demais atividades relacionadas às I Confecom e II CNC.

Este encontro nacional também se propõe a “aproximar as pontas” das diversas redes de comunicação para a cultura hoje em atuação no Brasil, capazes de agregar discussão de temas relevantes sobre políticas públicas para a cultura, democracia e desenvolvimento sustentável com a produção de conteúdo de Pontos e Pontões de Cultura.

Reconhecido como Conferência Livre pela I Confecom e II CNC, acreditamos que os direitos culturais e comunicacionais do povo brasileiro podem e devem ser ampliados a partir da reflexão e ação conjuntas entre sociedade e governo.

A organização

Conferências
Durante as manhãs, o espaço será dedicado à apresentação geral dos temas em discussão durante a conferência livre, com a participação de convidados de entidades civis e governamentais.

Grupos de Trabalho e de Sistematização
Durante as tardes dos dias 24 e 25, os participantes integram-se aos GTs das áreas afins. Na tarde do dia 26, representantes escolhidos durante o GTs, acompanham o Grupo de Sistematização que dará conta das articulações e propostas já levantadas nos grupos específicos para a redação dos documentos finais.

Encontros setoriais
Tendo em vista o amplo espectro de atuação do público presente, à tarde do dia 26 – em paralelo ao GTs de Sistematização – terá espaço para atividades autogestionadas pelos participantes, voltadas à troca de experiências e articulações em rede.

Plenária
No dia 27, todos os presentes afinam perspectivas e ratificam para a Cultura voltadas às conferências nacionais de Comunicação e Cultura.

Atividades Culturais
Exibição de conteúdo audiovisual relacionado aos Pontos de Cultura, lançamento de livros, discotecagens e uma cerimônia de congraçamento – em parceria com a Fundarpe – criam espaço de integração e lazer para os participantes durante duas noites do evento.

Espaço Mídias Livres
Durante todo o encontro, os participantes terão contato com propostas de Mídia Livre e comunicação desenvolvidas por organizações sociais, em uma proposta de difusão de plataformas colaborativas.

Nenhum comentário: