segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VIAÇÃO AMAPAENSE EM CRISE


CLÉCIO PARTICIPA DE REUNIÃO EMERGENCIAL

O vereador Clécio Luís (PSOL) esteve reunido com trabalhadores da empresa de transporte coletivo Viação Amapaense e diretores da EMTU para discutir o destino da empresa.
-
A ameaça de que a Viação Amapaense corre o risco de passar pela mesma situação enfrentada pela Estrela de Ouro, assustou os trabalhadores, que preocupados com a falta de garantia de seus empregos, procuraram a EMTU e o parlamentar com o intuito de solucionar o caso. Segundo eles, quando a empresa Estrela de Ouro foi à falência, todo seu quadro de funcionários ficou prejudicado. Os trabalhadores perderam emprego, não receberam os dias trabalhados e não tiveram o FGTS recolhido.
-
A falta de compromisso daquela época começa ser vista novamente. Temendo perder mais uma vez os seus direitos e vendo a falta de administração das linhas, os funcionários da Viação Amapaense recorreram a EMTU para que uma solução fosse encontrada.
-
Durante a reunião, além do medo da possibilidade de empregos e direitos trabalhistas os trabalhadores falaram das dificuldades enfrentadas pela categoria e das ameaças sofridas nos últimos dois dias. De acordo com eles, a União Macapá está fazendo escolta dos ônibus com homens armados “como verdadeiros capangas e ameaçando os trabalhadores” e isso agravou a crise. Os momentos tensos foram denunciados e esse foi um ponto que preocupou muito o parlamentar.
-
Como resultado da reunião, decidiu-se que a EMTU irá revogar a ordem de serviço que coloca a União Macapá como responsável pelas linhas, desde que a Aviação Amapaense se comprometa em adequar-se aos padrões estabelecidos de operacionalização das linhas.
-
Com isso, os trabalhadores exigiram a garantia do emprego e a atualização dos salários à empresa, que em contrapartida se comprometeu em fazer as atualizações e promover o refinanciamento da dívida com o FGTS e com o INSS. “Isso resolve parcialmente o problema. O que chama a atenção nessa história é que a questão do transporte coletivo precisa ser resolvida não de forma paliativa, mas de forma definitiva. É necessário que o município de Macapá precisa realizar, o quanto antes, licitações para todo o sistema de transporte urbano coletivo de Macapá”, falou Clécio sobre as possíveis saídas para este problema.
-
A reunião foi na quarta-feira (14).

Nenhum comentário: