terça-feira, 20 de outubro de 2009

ANO DA FRANÇA NO BRASIL EM MACAPÁ


O Ano da França no Brasil vem a Macapá promover o III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França: Biodiversidade, saúde e desenvolvimento sustentável para todos!. O evento será realizado de 20 a 23 de outubro, no Centro Cultura Franco-Amapaense. O fórum reunirá mais de 130 estudantes do ensino médio de escolas públicas do Brasil, da Guiana Francesa e da França.
-
“O Fórum é uma ação educativa, que irá estimular a discussão sobre a relação entre ciência, tecnologia, qualidade de vida e participação social. É um evento que privilegia a troca entre estudantes brasileiros e franceses e o diálogo entre eles”, destacou o diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas.
-
O Fórum também contará com a participação de pesquisadores e cientistas do Brasil, vindos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fiocruz e Embrapa Amazônia. A proposta é promover um espaço de intercâmbio entre comunidade escolar e científica, por meio da discussão de questões sobre ciência, tecnologia, saúde e ambiente, com foco no bioma Amazônia. A final do evento será formulada a Carta de Macapá, um documento sintetizando os pontos essenciais dos debates.
-
A abertura do evento será realizada no dia 20, às 18h30, no Teatro das Bacabeiras, com a presença de autoridades. Em seguida, entre os dias 21 a 23, será realizados os painéis de discussão do Fórum. Os estudantes também terão a oportunidade de fazer visitas a reservas ambientais e museus locais para lhes apresentar a riqueza cultural e ambiental da Amazônia.
-
Ao todo são seis delegações, sendo quatro brasileiras – Petrolina (PE), Macapá (AP), Urutaí (GO) e Brasília (DF) –, uma francesa e outra da Guiana. Além das questões fundamentais sobre o presente e o futuro do nosso planeta, o debate se propõe a estimular a participação cidadã dos jovens, para atuem como multiplicadores em suas comunidades escolares de origem.
-
O evento é promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e apoio do Governo do Amapá. O Fórum é uma realização da Universidade do Estado do Amapá (UEAP), do Ministério da Alimentação, Agricultura e Pesca Francês e Ministério da Saúde do Brasil, e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasl, Ministério da Educação do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil e do Governo Federal do Brasil.
-
Serviço

III Fórum Ciência e Sociedade Brasil-França:
Biodiversidade, saúde e desenvolvimento sustentável para todos

De 20 a 23 de outubro - Macapá-AP

Abertura: dia 20, às 18h30 - Teatro das Bacabeiras

Painéis de discussão:
Centro Cultura Franco-Amapaense

Os patrocinadores do Ano da França no Brasil são:
1) Comitê de patrocinadores franceses:
Accor, Air France, Alstom, Areva, Caixa Seguros, CNP Assurance, Câmara de Comércio França-Brasil, Dassault, DCNS, EADS, GDF SUEZ, Lafarge, PSAPeugeot Citroën, Renault, Saint-Gobain, Safran, Thales, Vallourec.

2) Patrocinadores brasileiros:
Banco Fidis, Banco Itaú, Bradesco, BNDES, Caixa Econômica Federal, Centro Cultural Banco do Brasil, Correios, Eletrobrás, Fiat, Gol, Grupo Pão de Açúcar, Infraero, Oi, Petrobras, Santander, Serpro.

3) Parceria:
Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, TV5Monde, Ubifrance, Aliança Francesa, CulturesFrance, TV Brasil, SESC, SESC SP.

Realização:
Governo Federal do Brasil e República Francesa

Nenhum comentário: