quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MENTIROSO POR EXCELÊNCIA!

O padrinho de casamento de Rodrigo Cruz e Mayanna

VEJA E AGÊNCIA ESTADO

Duramente criticado por parlamentares da oposição, o discurso de defesa de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, na tarde de quarta-feira, no plenário da Casa, incluiu diversos pontos polêmicos e até uma acusação grave contra a Polícia Federal. Em sua tentativa de rebater a longa lista de denúncias que pesam contra ele, Sarney apelou para o currículo e disse que tem argumentos e dados capazes de afastar as suspeitas. Não foi o que aconteceu depois de sua fala.
Sobre a nomeação de parentes na Casa, por exemplo, o parlamentar disse que não conhece Rodrigo Cruz, que trabalhou por dois anos no Senado. "Rodrigo Cruz, também não sei quem é. Incluíram como se fosse nomeado por mim." Sarney mentiu nesse trecho do discurso. Cruz se casou no dia 10 de junho com a filha de Agaciel Maia, Mayanna, e Sarney foi padrinho de casamento do casal. Em uma foto, o parlamentar aparece, sorridente, ao lado dos dois no dia da cerimônia.
O senador também afirmou que seu neto José Adriano Sarney - alvo de investigação da Polícia Federal (PF) por ser um dos operadores do esquema de crédito consignado na Casa - "nunca teve nenhuma relação com o Senado". Porém, o próprio neto do presidente da Casa admitiu, em uma reportagem publicada no dia 25 de junho pelo jornal O Estado de S. Paulo, que operava no Senado por meio de sua empresa, a Sarcris Consultoria, Serviços e Participações Ltda.
Sarney ainda acabou acusando a Polícia Federal de crime. Disse que uma gravação realizada na Operação Navalha em que seu nome é citado foi "fraudada". Lançada em 2007 para desmontar um esquema de irregularidades em licitações, a investigação envolveu o empresário Zuleido Veras, dono da Gautama e ligado à família Sarney. Numa gravação em que Zuleido teria dito que iria à casa de Sarney, a voz não seria do empresário, mas de outra pessoa, disse o peemedebista.
"Agora, quero mostrar aos senhores os métodos que foram adotados. Não encontrando nada contra mim, então, faltando, acho, notícia, querendo generalizar, os senhores vão ficar pasmados: fraudaram a fita que distribuíram aos jornais e incluíram o meu nome com a voz de uma outra pessoa", afirmou Sarney. No longo discurso, o presidente da Casa mostrou, durante 48 minutos, sua defesa para as denúncias contra ele no Conselho de Ética. Quatro delas já foram derrubadas.

Nenhum comentário: