quarta-feira, 10 de junho de 2009

CONFRARIA TUCUJU: 13 ANOS DE CULTURA


Consolidada no propósito de resgatar, promover e incentivar a história e a cultura do Amapá a Confraria Tucuju fez aniversário na segunda-feira, 8. São 13 anos de atividades envolvendo personalidades amapaenses da literatura, música, poesia, artes plásticas e da história do Amapá.
A Confraria Tucuju, foi fundada em 8 de junho de 1996. O nome é uma homenagem aos grupos indígenas que viveram onde hoje fica a capital do estado, Macapá. Para ser um confrade, não é necessário ter nascido em Macapá, de acordo com os membros da Confraria, o importante é amar e respeitar a cidade, buscando valorizar e contribuir para o melhor da cultura e das pessoas daqui.
Desde 2008 a entidade vem sendo presidida pela advogada Telma Duarte. Durante esse período a confraria vem se destacando no cenário cultural pela produção e realização de projetos como o I Fest Vídeo Tucuju, voltado ao público jovem, Sarau do Largo dos Inocentes e Concerto de Verão, ambos com programações culturais que tem revelado talentos da música instrumental, cantores, bandas. Ao mesmo tempo esses eventos têm possibilitado ainda que a sociedade tenha acesso a artistas e trabalhos até então restritos a pequenos públicos ou sem espaço para apresentação.
Durante a programação de 2008 dois grandes eventos marcaram a proposta da Confraria: A apresentação da banda Os Cometas no Sarau do Largo dos Inocentes e a Cantata de Natal lotaram o centro histórico da cidade, atrás da Igreja São José.
“Começamos esses eventos com uma platéia formada por 15 pessoas e nos últimos eventos de 2008, o público presente era formada por mais de 500 pessoas”, lembra a presidente Telma Duarte.
Principal parceira da Confraria Tucuju na realização de projetos culturais realizados em 2008 a Prefeitura de Macapá estará novamente apoiando a entidade com recursos financeiros em 2009. O apoio do município foi anunciado essa semana pelo próprio prefeito Roberto Góes, a presidente da Confraria, Telma Duarte, durante audiência ocorrida no palácio Laurindo Banha. Na ocasião Góes foi informado de todos os projetos, custos e objetivo. Além de se comprometer em apoiá-los, o prefeito também garantiu que o município fará parte da parceria para a reforma da sede da Confraria. O anúncio da parceria chegou como um presente.
Para comemorar os 13 anos de atividade a Confraria prepara para esta quarta-feira (10) uma noite cultural com apresentação de Marabaixo, quadrilhas da quadra junina, e shows musicais de artistas como Rambolde Campos e Osmar Júnior. O evento será realizado no Largo dos Inocentes, a partir das 19 horas.
Troféu Vanguarda
Em tempo: Pelos bons projetos culturais realizados durante o ano de 2008, a Confraria Tucuju foi contemplada com o troféu Vanguarda em evento ocorrido na noite do dia 27 de novembro daquele ano, no Bar do Abreu, promovido pelo projeto NAVEGANDO NA VANGUARDA, com o show do compositor/cantor carioca Jorge Mautner.

Nenhum comentário: