quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ELEIÇÕES TRANQUILAS NO AMAPÁ, MAS...

-
Você sabe por que estas foram as eleições mais tranquilas do Amapá? Primeiro pela Operação Mãos Limpas que mandou ver, prendendo a “quadrilha de excelências” instalada nos poderes deste estado há quase oito anos; depois porque 200 agentes da Polícia Federal estiveram no Amapá coibindo qualquer tentativa de compra de votos – e o que foi apreendido de provas nesse ínterim, o argonauta não tem ideia... mas vai saber, aos poucos, dos que aprontaram nestas eleições por aqui.
-
Por causa dos problemas de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP), que esteve hospitalizado em São Luis do Maranhão nesse período sem interferir ou influir no resultado do 1º Turno destas eleições no Amapá, o Camilo pôde despachar o Jorge Amanajás (PSDB), que mesmo sendo atingido pela Operação Mãos Limpas era dado como certa, pelos seus correligionários, a sua chegada no 2º Turno. E, finalmente, o candidato propriamente dito da velha e incansável raposa política que, sem os seus sustentáculos em defesa de Lucas, no final da apuração dos votos, o candidato de oposição Camilo, por muito pouco, não o ultrapassou na votação. Houve um empate técnico, apesar da disputa tão desigual do tostão contra os milhões do – como na linguagem do argonauta-camarada Impressão Digital - Papai Noel do Meio do Mundo. E agora no 2º Turno, vamos orar a Deus Nosso Senhor para que Sarney, mesmo recuperado, fique lá no Maranhão ao lado da filha reeleita governadora. Ele não imagina o bem danado que fará pra todos nós do Amapá, deixando os dois candidatos – Camilo e Lucas – disputarem o pleito mais ou menos em pé de igualdade. Se o Sarney não aparecer por aqui, até o dia 31 de outubro, qualquer resultado será bem visto por todos. “Vem pra cá, fofo!”, contrariando a todos, convidaria agora uma das irmãs Cavalcante Cajazeiras. A propósito, você quer esse “bichinho de pelúcia” – ui! – de presente para oferecer ao seu filhinho ou filhinha querida no dia da criança?
-
Neste domingo a minha promessa à Nossa Senhora de Nazaré, na procissão do Círio, será para pedir mais proteção da Operação Mãos Limpas para o Amapá e que a imaculada-mãe interceda por nós, junto ao Nosso Jesus Cristo, segurando esse Zé de Ribamar lá no Maranhão, pelo menos até o dia 31 de outubro. Esse milagre, sem dúvida, fará um bem inestimável até mesmo para segurar a máscara de papel crepom do socialista recém eleito senador pelo Amapá e atual coordenador da campanha do outro candidato ao governo do estado – aquele um nomeado assessor do Senado pelos Atos Secretos que podemos muito bem chamá-lo de – parafraseando o Chico Buarque – FANTASMA FEDERAL. Agora, se porventura a virgem de Nazaré não ouvir as minhas/nossas preces... danou-se!... Frederick (ao lado da velha raposa no palanque) vai estar seguramente em maus lençóis com os seus mais de 200 mil eleitores. E aí – meu amor tem dó/ meu amor tem dó... - como será o Amapá de amanhã? “Eu não sei!”, responde o palhaço Tiririca lá de Sampa com os seus mais de um milhão de votos. Ora, se o Tiririca que é o grande palhaço do País da Tropicália do Século 21 não sabe, “alvará” eu, hein, Rosa!

Nenhum comentário: