sexta-feira, 23 de outubro de 2009

NAVEGAR É PRECISO


NAVEGANDO NA VANGUARDA Com Glauber Caetano foi concebido para ser realizado na Semana da Criança (12 a 18 de outubro de 2009), quando o protagonista/inspirador do projeto infantil de cultura e meio ambiente amazônicos, Glauber Caetano, com pouco mais de um aninho de vida, esboça os seus primeiros passinhos rumo ao mundo do entretenimento cultural.
-
Trata-se de um show especial de Música Popular Brasileira, tendo como intérpretes os nomes consagrados da música amapaense-amazônica e outros que começam a despontar cantando e compondo no umbigo do mundo. As canções criteriosamente selecionadas nos discos Saltimbancos (Chico Buarque/ Sergio Bardotti/ Enriquez Bacalov), Arca de Noé I e II (Vinicius de Moraes/Toquinho), Casa de brinquedos (Toquinho), O Sítio do pica-pau amarelo (Gilberto Gil e outros), Pirlimpimpim (Moraes Moreira, Baby Consuelo e outros) e Bicho (Caetano Veloso), que são verdadeiras obras-primas do nosso cancioneiro popular infantil e prova incontestável de que as crianças do Amapá podem viver esse Universo mágico, adquirindo o saudável hábito de ouvir música popular de qualidade produzida entre os trópicos – se houver naturalmente alguém disposto a oferecer a elas essas canções. Pois nós, do NAVEGANDO NA VANGUARDA, nos disponibilizamos, mas sabendo da impossibilidade de fazer isso sozinhos. Por isso estamos buscando apoio de instituições culturais do estado com o intuito de fazer desse projeto um grande acontecimento cultural em prol da criança amapaense – alunos de escolas da rede municipal e estadual de ensino são as nossas metas principais.
-
Tem muita música ruim ou de pouquíssima qualidade massificada nos meios de comunicação, especialmente no rádio e na TV. E tudo em função da comercialização desses produtos ruins e terrivelmente descartáveis. A música produzida sem nenhum critério tem menor custo e, por ser mais simples, mais fácil de ser popularizada e, portanto, de se vender. Infelizmente esse é o lamentável mercado que tem dominado o Brasil. “E danem-se as nossas crianças!”, diriam os (ir)responsáveis por essa DROGA DE MÚSICA ou TAMANHA POUCA VERGONHA. Qual a contribuição, por exemplo, que as músicas A minha piriquita e Créu – tocadas exaustivamente no rádio e em alguns programas de TV – podem dar para a formação do seu filho? Nenhuma ou muito pelo contrário até!
-
Recentemente vimos pela televisão, através dos telejornais, cena repugnante e inconcebível, cuja vítima era a criança brasileira: um pai-bandido – naturalmente vítima também desse Brasil do descaso – ensinando à própria filha atos absurdos de violência. Ele com uma arma de brinquedo aplicando coronhadas numa bonequinha e pedindo à filha inocente de três anos que repetisse “a lição”. Imagens cruéis e sorumbáticas do Brasil da Bossa Nova e da Tropicália transmitidas inclusive para o mundo todo. “O país da delicadeza perdida”, como denuncia o título de um documentário com o compositor Chico Buarque de Holanda.
-
Diante desse cenário lamentável de declínio da raça humana, nós, formadores de opinião, que lidamos com a arte e o lúdico, precisamos fazer depressa alguma coisa prática e não ficar apenas reclamando o leite derramado ou discutindo cenas irreparáveis como esta a nos saltar os olhos.
-
Só a Cultura associada à Educação pode, necessariamente, reparar quadro tão caótico e obtuso. Com fé em Deus e pé na tábua da MPB e do projeto que ora apresentamos aqui, vamos mudar isso. Principalmente se você se juntar a nós, pois como deixou eternizado na letra da canção Imagine o genial e inesquecível John Lennon:

Você pode afirmar que sou um sonhador
Mas não sou o único
Quem sabe um dia você se junte a nós
E aí o mundo será um só...

Nenhum comentário: