quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GOVERNADORES DA AMAZÔNIA LEGAL NO AMAPÁ


Márcia Serrano
-
O Amapá sedia nos dias 15 e 16 de outubro o VI Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O encontro, que será no Ceta Ecotel, vai reunir governadores do Amapá, Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.
-
Logística de transporte, descontingenciamento de recursos e principalmente questões voltadas ao meio ambiente estarão na pauta do Fórum. A proposta é de que o documento final, ou seja, a Carta do Amapá, traduza a posição do Brasil sobre o aquecimento global. O documento será levado a COP15 - 15ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Copenhague, capital da Dinamarca, em dezembro.
-
O Fórum foi proposto pelo próprio governador Waldez durante a visita ao Príncipe Charles, na Inglaterra, no ano passado. “No Fórum de Governadores da Amazônia Legal discutimos assuntos de interesse da Amazônia que vão além dos interesses de cada Estado. No Amapá, discutiremos a recuperação das estradas vicinais, a revisão do sistema aéreo da Amazônia, melhorias nas hidrovias, entre outras questões, mas sobretudo a participação da Amazônia em Copenhague”, afirmou Waldez.
-
A reunião do Conseplan (Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento), no dia 15 de outubro, às 8 horas, abre o evento, com a participação de todos os secretários estaduais de Planejamento. Em pauta as discussões preliminares do Fórum.
-
No segundo dia de evento, o governador Waldez Góes recepciona os governadores em um café da manhã, às 8horas, no Monumento Marco Zero do Equador e em seguida será feita a foto oficial. No CetaEcotel, Waldez Góes fará a abertura do evento.
-
Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, abre a pauta global do Fórum de Governadores fazendo uma explanação sobre as mudanças climáticas. Na pauta regional entram discussões sobre aviação regional com um Projeto de Lei do Executivo Federal (ministro da Defesa, Nelson Jobim), pró-vias (ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Daniel Vargas), FPE Verde e marco regulatório das hidrovias (governador do Amapá Waldez Góes), descontingenciamento dos recursos da Suframa (ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha).
-
Na tarde, do dia 16 de outubro, será instalada a reunião do Condel (Conselho Deliberativo) da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com pronunciamento do presidente do conselho, Júlio César. Cláudia Costa e André Silva, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) farão apresentação sobre o Fundo Amazônico de Meio Ambiente. Inocêncio Gasparim apresentará o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia – Sudam.
-
O Fórum de Governadores termina com a assinatura da Carta do Amapá, seguida de entrevista coletiva com governadores e ministros, no Ceta Ecotel.

Um comentário:

Fernando Canto disse...

Aroldo, parabéns pelo blog. Tá com um visual de primeira. Continue assim.
Abs. Fernando