segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOTA DE REPÚDIO

A direção da Rede Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) é solidário aos companheiros dos STRs e as Associações Comunitárias. Nos colocamos à disposição dos senhores (as), através do nosso escritório Nacional em Brasília.

Rubens Gomes - Presidente da Rede GTA

NOTA DE REPÚDIO
-
Senhores (as),
-
Através deste documento, vimos repudiar uma operação conjunta entre IBAMA (Amapá), Polícia Ambiental do Amapá e Polícia Federal, realizadano município de Gurupá, mais precisamente no Rio Moju, nos dias 16 e 17 de agosto de 2009.
A operação, segundo os seus coordenadores, baseados no Estado do Amapá, tinha como objetivo “fiscalizar a extração de madeira e seu processamento nas pequenas serrarias familiares”. Porém, os procedimentos foram muito além disso: policiais invadiram residências,agredindo verbalmente e ameaçando com armas os moradores; entravam nas dependências das residências – quartos inclusive - sem levar em consideração a presença de crianças, senhoras e pessoas idosas, mexiam nos bens dos moradores (freezer, fogões, etc); retiraram e prenderam peças de motores e das serrarias.
É importante que todas as pessoas possam estar fazendo uma reflexãoprofunda, sobre as ações ambientais praticadas pelos amazônidas, os quais visam a melhoria da qualidade de vida de forma sustentável, o que prova na prática ao longo dos séculos. Diferente daqueles que pensam em um progresso esmagador com grande destruição criminosa, oprogresso imediato.
Não queremos questionar o fato de fiscalizar ou não, mas sim o procedimento e os critérios de seleção para fazer a fiscalização.
O município de Gurupá tem seu território composto 70% por áreas de várzea, tendo o extrativismo – florestal e aquático - como base da economia da população que ali reside. O mais interessante nesse contexto é que o município, mesmo sendo historicamente extrativistavem aumentando sua cobertura florestal, na contramão de todos os outros municípios vizinhos e de outras regiões.
Deste modo, torna-se necessário que se implante em Gurupá, bem como em toda a região, políticas ambientais que venham apoiar as ações dos extrativistas que sempre se preocupam com a perpetuação dos recursos naturais e não deslanchar operações policiais que só trazem medo e empurram cada vez mais os produtores para a clandestinidade,principalmente considerando os métodos violentos aplicados pelaschamadas “autoridades”.
O Movimento Social organizado de Gurupá, através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das Associações de Trabalhadores e Trabalhadoras, vem fazendo denúncias de extrações madeireiras de forma desordenada e ameaçadora nas fronteiras de nosso município, inclusiveem terras de Remanescentes de Quilombos e em Reserva Extrativista, feitas por madeireiros de outros municípios, que utilizam máquinas com grande poder de destruição florestal.
No entanto, sobre essas denúncias, nenhuma providência tem sido tomada, o que nos remete concluir que as tais operações policiais visam mesmo humilhar os pequenos que dependem diretamente dos recursos naturais para sobreviver e que não tem meios de impedir que essas operações cheguem até suas comunidades.
É importante que as autoridades com poder de decisão, tomemconhecimento de tais práticas para que possam se empenhar no sentido de que tais “operações” não ultrapassem os limites da lei e nem tenham abuso de autoridade como foi testemunhado em Gurupá. Pois, fatos como esse vem envergonhar nosso país, que historicamente tem lutado incansavelmente por uma democracia mais abrangente e paratodos.
Finalmente, senhores e senhoras, queremos de forma firme apoiar as ações fiscalizadoras, mas acima de tudo queremos que as mesmas sejam feitas com a maior lisura, transparência e honestidade possíveis, sem colocar sob suspeita a reputação, tanto dos ribeirinhos quanto dosresponsáveis pela ordem e a legalidade deste país.
Que se respeite os lares, as intimidades dos moradores e que se poupe as crianças e idosos desses desmandos.

ASSINAM O DOCUMENTO:

SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS DE GURUPÁ

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SOCIOAMBIENTAL DE GURUPÁ

COOPERATIVA MISTA AGROEXTRATIVISTA DE GURUPÁ

ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DO SETOR MOJU

ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS PRODUTORES DO BACÁ E ESTRADA

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES AGROEXTRATIVISTAS DA ILHA DE SÃO SALVADOR

ASSOCIAÇÃO DOS TRABALHADORES AGROEXTRATIVISTAS DA ILHA DAS CINZAS

ASSOCIAÇÃO DAS COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS DE GURUPÁ

Nenhum comentário: