sexta-feira, 6 de novembro de 2009

RATOS DE PORÃO NO QUEBRAMAR


Jennifer Nunes
-
Falar sobre os Ratos de Porão, banda paulistana que nos anos 80 surgiu meio ao movimento punk, é complicado, porque parece desnecessário.
-
O legado deles é tão grande que – quem nunca viu!? – aquela blusa preta desgastada com um rato feio, brincar de pira por ai, vestindo o corpo puberoso de rockeirinhos empolgados, da malacagem e até de alguns tiozões por aí. Podem até nunca ter ouvido, mas todos sabem que é sinônimo de rock. E dos paulera.
-
Com o João Gordo quase desde o início da banda (ele entrou em 1983), muitos os conhecem pelo dito cujo vocal ser apresentador da MTV, e por isto – além do fato de terem absolvido o trash metal ao som da banda -, há quem diga que eles “traíram o movimento”.
-
Lorotas a parte, em 2006 e 2007 foi gravado um documentário chamado Guidable – A Verdadeira História do Ratos de Porão, com entrevistas e vídeos antigos desses quase 30 anos de carreira, mostrando do lado junkie até o recente vegetarianismo dos integrantes.
-
É muita história para ser contada e pouco tempo para fazê-lo. Mas uma coisa é certa: todos poderão descontar o atraso e ganhar um merecido torcicolo nesse 7 de novembro, pois eles estarão lá, fechando com chave de ouro o último dia do Festival Quebramar. Quem vai perder essa?

Nenhum comentário: