segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EQUINÓCIO DE PRIMAVERA


Fernanda Picanço
-
Um dos fenômenos naturais de grande importância para o Estado, Equinócio, é um dos eventos que já entrou no calendário turístico de Macapá. O fenômeno acontece duas vezes ao ano, e pode ser visualizado do Monumento Marco Zero do Equador. A cada edição a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem procurado fomentar o fenômeno como atrativo turístico local nacional e internacional.
-
Para entender como acontece o fenômeno, é preciso conhecer um pouco da história. Antigamente a natureza era cultuada por civilizações antigas que aqui habitaram. Esses povos cultuavam a Lua, o Sol, como se fossem deuses, e os fenômenos naturais exerciam uma grande influencia no seu modo de vida.
-
O significado da palavra Equinócio deriva do latim aequinoctium, que significa noite igual e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual a da noite sobre toda a terra.
São os movimentos que a Terra realiza em seu percurso ao redor do sol (rotação e translação) que tem, entre outras conseqüências, as estações do ano, os Equinócios e Solstícios.
-
Durante o fenômeno os macapaenses e visitantes tem o privilégio de assistirem ao Equinócio que acontece quando os raios do sol, no seu movimento, incidem diretamente sobre a linha do Equador. Nesse período, o dia e a noite tem a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno marca a mudança de estação nos hemisférios da Terra. Em setembro no hemisfério sul é primavera enquanto no norte é Outono.
-
No calendário civil do hemisfério sul para o ano de 2009, as datas para o inicio das estações do ano são: 20 de março – Equinócio de Outono; 20 de junho – Solstício de inverno; 22 de setembro – Equinócio de Primavera; 21 de dezembro – Solstício de Verão.
-
Para o Equinócio de Primavera, a Setur preparou uma programação que tem inicio no dia 21 de setembro com casamento comunitário. No dia 22 de setembro, a programação inicia às 16h com a Abertura da visitação ao Monumento, oficinas, feiras, experiências cientificas, atrações culturais e observação do fenômeno que poderá ser visualizada a partir das 14h, sendo que o horário oficial do Equinócio é 18h18. No dia 23 a programação continua a partir das 8h se estendendo até as 23h.
-
Serviço:
Secretaria de Estado do Turismo
Assessoria de Imprensa: (96)9134-0130/8135-4065

Nenhum comentário: