sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CAMILO DISCUTE CEA COM MINISTRO



Eduardo Neves

O governador eleito Camilo Capiberibe (PSB) esteve na tarde desta quinta-feira, 18, cumprindo extensa agenda em Brasília para discutir a situação da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Entre os compromissos esteve uma reunião com o ministro de Minas Energia Márcio Zimmerman para construção de uma saída para resolver o problema da Companhia.

Na conversa com o governador eleito, o ministro disse que há duas possibilidades para solucionar o problema da CEA. “Uma é encaminhar a situação da CEA para uma negociação que envolve o tesouro nacional e a outra é optar pela caducidade”, propôs o ministro.

A proposta de negociar a dívida da companhia através do tesouro nacional é o mesmo que ocorreu com a Companhia de Eletricidade de Goiás (CELG), passando para o controle da Eletrobrás.

A caducidade representa tirar a Companhia das mãos do governo do Estado e passar para iniciativa privada, ficando a dívida para o Estado. “Não queremos a privatização da CEA”, ponderou Camilo, ao receber a informação do ministro que nunca na história do País houve caducidade de empresas públicas. “Além, de ser inviável, nós não queremos a caducidade da estatal”.

Dívida – Na reunião a equipe técnica do Ministério de Minas e Energia, informou que no relatório preliminar fechado no último dia 10 de novembro pelo grupo de trabalho que estuda uma saída para o futuro da CEA, dá conta que a dívida da estatal ultrapassa R$1,5 bilhão de reais.

O ministro também informou que a chegada do linhão de Tucuruí ao Amapá tem previsão para o inicio do ano de 2012. “O Estado precisa investir 208 milhões de reais para receber o Linhão”, informou o ministro ao lembrar que não ouve investimento por parte do atual governo.

Camilo esteve acompanhado das deputadas Janete Capiberibe (PSB), Fátima Pelaes (PMDB) assessores e de representantes do sindicato dos urbanitários do Estado Amapá.

Nenhum comentário: