domingo, 7 de março de 2010

E DEUS CRIOU A MULHER...


Aroldo Pedrosa

O Dia Internacional da Mulher (08 de março) é um dos dias mais celebrados pela humanidade em todo o mundo, depois de datas comemorativas como o Natal (25 de dezembro), o Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro) e o Dia do Trabalhador (1º de maio).
-
Trata-se de uma data histórica de reflexão que vem ganhando, a cada dia, relevância e ressonância em todo o mundo, sobretudo pelas conquistas da mulher na sociedade. A mulher que tem sido discriminada pelo mundo machista durante séculos. Em alguns países esta celebração pode até mudar de data, mas o significado e o sentimento são sempre os mesmos: não permitir jamais que se rasgue a página escrita na História das 129 operárias norte-americanas que morreram queimadas pela força policial numa fábrica têxtil em Nova York, quando reivindicavam redução de trabalho de 14 para 10 horas diárias e o direito à licença-maternidade. Essa tragédia aconteceu em 08 de março de 1857. E mulheres-mártires sacrificadas na luta constante pelos seus direitos são o que não faltam como exemplos nos quatro cantos do planeta.
-
Hoje, mais do que nunca, elas estão aí ocupando cargos que antes, por preconceito ou imposição da submissão machista, seriam impensáveis à mulher. Cargos que vão do mais simples almoxarifado de um escritório a uma pasta de Ministério ou Presidência da República. E o mundo, indiscutivelmente, ganha mais alegria e humanidade com elas à frente.
-
Cantar para a mulher em sua data comemorativa é, no mínimo, um gesto de elegância de nós, e, principalmente, canções que representam a compreensão dessas conquistas seculares. A mulher urbana e rural do planeta Amazônia o qual habitamos - sempre guerreira/guerrilheira como foram suas ancestrais - merece nesse dia maior toda a nossa reverência. Cantemos a ela, pois! Afinal, como nos versos da canção popular que diz:
-
E Deus criou a mulher...
E a mulher por outro lado,
Pra tornar a vida mais interessante, fez o pecado.
E vieram todas as mulheres do mundo...
-
Viva a Mulher!

Nenhum comentário: