segunda-feira, 11 de maio de 2009

EDITORIAL


NAVEGANDO NA VANGUARDA é um projeto de cultura e meio ambiente amazônico, concebido, sobretudo, com o intuito de fazer intercâmbio com expressões culturais dos pontos mais distintos do país, e, entre outras realizações, celebrar o aniversário de Vanguarda Cultural – revista genuinamente amapaense, de circulação periódica, mas que vem mantendo o compromisso de divulgar a nossa cultura pelo Brasil desde 1º de maio de 2003, quando foi oficialmente lançada em Macapá.
O projeto NAVEGANDO NA VANGUARDA, por sua vez, iniciou-se em 2008, cuja festa de celebração dos cinco anos da revista Vanguarda Cultural culminou com a vinda do compositor, cantor, cineasta e escritor Jorge Mautner, que ministrou a palestra 40 Anos de Tropicália no Universo da Cultura Brasileira – auditório da Universidade Estadual do Amapá (UEAP) – com a exibição do filme O Demiurgo (Jorge Mautner) e também apresentou o show Revirão, no evento de entrega do Troféu Vanguarda – Réveillon do Bar do Abreu – em 27 de dezembro de 2008.
E agora, para celebrar o sexto ano da revista, NAVEGANDO NA VANGUARDA traz a Macapá Fernando Mendes, o compositor popular de “Você não me ensinou a te esquecer” – música-tema da comédia romântica Lisbela e o prisioneiro (Guel Arraes), interpretada por Caetano Veloso e indicada ao prêmio Grammy Latino/2004.
O projeto tem como objetivo tratar a cultura brasileira – principalmente a canção popular produzida entre os trópicos – sem preconceitos e transferir para o meio do mundo o que o tropicalismo soube fazer com muita competência e graça: pôr no mesmo caldeirão a diversidade cultural da terra de Pindorama – como na síntese da tese publicada também neste blog. E mostrar para a comunidade que, mesmo com a chamada música de massa, é possível detectar pulsação cultural e qualidade nessas manifestações. É só uma questão de visão e audição. Canções como “Coração materno” (Vicente Celestino), “Vou tirar você desse lugar” (Odair José), “Sozinho” (Peninha) e “Você não me ensinou a te esquecer”, do próprio Fernando Mendes, gravadas por Caetano Veloso com estrondoso sucesso nacional, e absorvidas também por ouvidos mais apurados e exigentes, são exemplos plausíveis e incontestes dessas manifestações.
O projeto não envolve apenas a música, mas outros segmentos da cultura como as artes cênicas, plásticas e visuais – cinema, teatro, pintura, dança, performances e intervenções poéticas e circenses. Nas artes cênicas, por exemplo, quadros do filme Lisbela e o prisioneiro vão ser encenados, por um elenco de atores do Amapá, numa interação antropofágica do teatro com o cinema e numa ligeira adaptação ao ambiente amazônico. Por que o cinema como ponto de intersecção do evento?! Quando o então ministro tropicalista da Cultura, Gilberto Gil, esteve em Macapá (28 de abril de 2008), ele mostrou pesquisa do IBGE revelando que 85% da população brasileira nunca foram ao cinema. Se “nunca foram”, vamos levar o cinema a essas pessoas, envolvendo o teatro e a música.
NAVEGANDO NA VANGUARDA Com Fernando Mendes marcará ainda o lançamento oficial da 14ª edição de Vanguarda Cultural, que trará as últimas informações culturais do Amapá e entrevista com a principal atração do projeto, Fernando Mendes, falando de sua vida e carreira.
O período de realização do projeto ainda está sendo estudado, mas em breve anunciaremos aqui.

7 comentários:

Lulih Rojanski disse...

Seja bem-vindo! Vamos navegar...

Anônimo disse...

Saudações vanguardianas, acessei e de cara fui gostando dessa nova opção cultural.Aroldo parabenizo o texto tão bem elaborado.Vou difundir o blog aqui nas universidades e meios culturais,que está florescendo também em Itatituba que além da capital do ouro também está produzindo cultura. UM forte abraço,longa vida ao blog e estamos te esperando por aqui.Do amigo poeta Nazareno Santos

Beto Lacerda disse...

Parabéns Aroldo, por mais essa conquista. Vai ser muito bom ter mais essa opção de leitura .
Navegar é preciso !!

Abraço

Otto Ramos disse...

Muito bom! mais uma ferramenta cultural no Amapá...Abraços...vamos contribuir sempre. Parabéns Aroldo!

www.webradiopalafita.podomatic.com

Nossa Web Rádio!

Editorial disse...

Ave, Beto! Ainda estou aprendendo a lidar com essa coisa que tu entendes muito bem. Mas é isso mesmo: navegar é preciso. O grande barato é de estar longe e perto. Tu em BH e eu aqui em Macapá, por exemplo. A comunicação num piscar de olhos, instantânea. Falando em BH, as grandes reportagens e entrevistas que saíram na Vanguarda, aos poucos, vou publicar aqui, entre elas a entrevista que fiz com a doce e talentosa Fernanda Takai (Pato Fu) - a amapaense, de Serra do Navio, que vive aí. Abraços e obrigado pela força.

Editorial disse...

Que grande surpresa, poeta! Nazareno Santos, quanto tempo... Ainda ontem, lendo Maiacóvski, me lembrava de você, quando nos conhecemos aí mesmo em Itaituba (PA). O primeiro livro completo que li com a poesia de Maiacóvski foi você quem me emprestou: Antologia Poética de Maiacóvski. Coincidentemente estou relendo-o agora. Dizem que em algum lugar/ Parece que no Brasil/ Existe um homem feliz - bárbaro poema! Em meu reencontro com o Jorge Mautner (Maracatu Atômico), lá na cidade de Abaetetuba (março/2005), recitei este poema e ele adorou. Abraços pra você, Marilene, Ivan, Emílio e em toda a trupe deste lugar (saudades) de muitas pedras miúdas...

Editorial disse...

Obrigados, Lulih e Otto! Em breve postarei artigo que trabalhamos juntos - Lulih e eu - para a Vanguarda, sobre o músico Nonato Leal. Grande Nonato Leal! Vamos fazer um movimento para que a praça Floriano Peixoto - nome de militar brasileiro sanguinário da Guerra do Paraguai - receba o nome da grande fera do violão e morador da praça há 45 anos. Nada mais justo! Floriano é herança da ditadura Barcellos. E a praça da lagoa é dos artistas... Otto, e a canção do Moreno? Vamos fazer?! Todo mundo acha que pode/ Achar que é pop/ Achar que é poeta...