segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FESTA DA POSSE DE DILMA ROUSSEFF


-
ESCOLHIDA PELA PRESIDENTA

Fernanda Takai, nascida em Serra do Navio (AP), ganhou projeção nacional com a banda mineira Pato Fu, formada em meados dos anos 1990, da qual tornou-se vocalista. Em 2007, lançou o álbum Onde Brilhem os Olhos Seus, tributo à cantora Nara Leão, eleito pela Academia Paulista de Críticos de Arte o melhor disco de MPB daquele ano.

No show realizado neste sábado (1º de janeiro de 2011), na Praça dos Três Poderes, cantou “Diz Que Fui Por Aí”, de Nara Leão, a balada “O Ritmo da Chuva”, “Sobre o Tempo” (que, em 1995, deu ao Pato Fu o troféu de Artista Revelação na premiação da MTV brasileira), “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos”, que Roberto Carlos compôs para Caetano Veloso, que estava no exílio, e, em duteto com Zélia Duncan, “Eu Sei”, da Legião Urbana.

Sua participação no show Cinco Ritmos do Brasil, com estrelas femininas da MPB, foi solicitada diretamente pela presidenta Dilma Rousseff, sua fã declarada.

Fernanda Takai fala ao Ministério da Cultura (MinC)

MinC: Você sempre deixou bem claro que, em shows do Pato Fu, não toca o repertório solo e vice-versa. O que a levou a fazer este repertório misturado?

Fernanda Takai: Você viu, né? [risos]. Então, eu nunca fiz isso assim, em público, mas já havia feito poucas vezes, em momentos muito reservados. Tem a ver com o momento. Mas, num palco, realmente é a primeira vez em que eu misturo os repertórios.

MinC: E o que este momento tem de tão especial?

Fernanda Takai: Eu fui escolhida pela presidenta Dilma para representar o pop, não uma fase específica da minha carreira. Achei que era um momento interessante para abrir essa concessão.

MinC: O que representa para você estar entre as atrações dessa festa da posse do novo governo federal?

Fernanda Takai: Ter no poder uma mulher como a presidenta Dilma é muito importante. Ela é extremamente competente e uma entusiasta da educação. O fato de ela ter pedido um show com cinco mulheres dá um bom sinal de que esse governo vai tentar fazer com que todo mundo se sinta representado.

Depoimentos do público

Amei a diversidade dos shows, que já mostram aquilo que será o novo governo: uma representação de todos nós. Isso aqui é só o início.”
(Mara Cardoso, Passos/MG)

Achei muito boa a grande diversidade dos shows.”
(Silvana Souza, Manaus/AM)

Os shows foram muito ecléticos, muito bons. Foi simbólico, porque são todas mulheres. É também uma chance para conhecer outros artistas. Por exemplo, eu gosto mais da Zélia Duncan, mas agora comecei a gostar da Mart’nália.”
(Heliano Antônio Alves da Silva, São Paulo/SP)

Esses shows de hoje são a maior representação da diversidade que o Brasil possui, e devem ser usados como instrumento contra toda forma de preconceito. Tomara que essa inclusão de todos realmente represente a postura do governo nos próximos anos.”
(Cássio Bastos, Jataí/GO)

A festa da posse uniu o povo de cada lugar do país, de cada estilo. Realmente, representou a diversidade da cultura e do povo brasileiro.”
(Vitor Costa, São Sebastião/DF)

Texto: Victor Ribeiro, Comunicação Social/MinC
Fotos: Joceline Gomes, FCP/MinC

Nenhum comentário: