sexta-feira, 23 de julho de 2010

PACIÊNCIA QUE VANGUARDA CHEGA

Pouco tempo para a atualização desta página e, pra completar, sem internet em casa. Aguarde que isso tudo será solucionado em breve e as informações virão, falando sobretudo de política.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SAUDAÇÕES DO MESTRE


-
O jornalista Elson Martins - criador dos jornais Varadouro (Acre) e Folha do Amapá envia e-mail parabenizando-nos pela premiação de Vanguarda. A mensagem do Elson:
-
Parabéns, Aroldo! Conheço o tamanho dessa vitória. Estou na sua (nossa) terra, de férias. E fiquei muito feliz com a notícia do prêmio.
-
Grande abraço,
-
Elson Martins

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VANGUARDA CONQUISTA PRÊMIO NACIONAL


-
E por falar em “Vanguarda”, a única publicação cultural desse Estado - e que não recebe incentivo nenhum do mesmo -, acaba de ser premiada nacionalmente. Trata-se do Prêmio Pontos de Mídia Livre, criado há dois anos pelo Ministério da Cultura-MinC. Nesta segunda edição, na categoria REGIONAL/NACIONAL, o MinC premiou 23 iniciativas de todo o Brasil, e, entre elas, a revista Vanguarda Cultural.
-
O prêmio é em dinheiro (veja em www.cultura.gov.br) e será entregue na capital federal, Brasília/DF, em solenidade oficial promovida pelo Ministério da Cultura. A regra do Edital é de que o valor do prêmio seja aplicado na própria iniciativa, isto é, na produção da revista Vanguarda Cultural. Isso significa que, a partir de setembro, os seguidores de Vanguarda vão encontrar a revista mensalmente nas bancas e restaurantes – e agora mais livre do que nunca!
-
Além da publicação, que será definitivamente regularizada, converteremos este blog num site, que, aliás, já está em fase de produção. O site Navegando na Vanguarda reunirá tudo o que a gente vem fazendo ao longo desses anos (e que vamos fazer a partir daí), e será lançado simultaneamente com a edição 14 da revista, que também terá novo designer gráfico.
-
A previsão da volta de Vanguarda Cultural – feito cipó de Aroeira (Geraldo Vandré) – é para o dia 23 de setembro de 2010, quando acontece em Macapá, com precisão, o fenômeno do Equinócio. O lançamento da revista e do site será marcado pelo show-manifesto Tropicália na Linha do Equador, que também concorre a prêmio nacional do MinC.

VANGUARDA NELES!


O líder-vocalista da banda mineira Jota Quest com o senador Capiberibe
-
O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, na cerimônia de lançamento da logomarca da Copa do Mundo Brasil 2014 (quinta-feira, 7), em transmissão ao vivo lá da África do Sul para o mundo todo, disse que todos os gastos com a produção do mega evento esportivo no Brasil serão postados rigorosamente na internet. Ou seja, o presidente Lula anunciou que vai adotar a Lei Capiberibe com a transparência dos gastos públicos da Copa do Mundo de 2014. Não é fantástico?! E depois parte da imprensa do Amapá (a do jabaculê, principalmente) vive a chamar o Capi de “ultrapassado”. Esses caras não sabem mesmo o verdadeiro significado da palavra “vanguarda”, coisa que o Capi é.
-
Mas o que seria “vanguarda” para esses cabotinos cínicos? O presidente do Congresso Nacional José Sarney, em meio a todos aqueles escândalos no Senado? O outro senador do PMDB pelo Amapá, Gilvam Borges, dizendo à VEJA que não usa cuecas? O “imaculado” candidato a senador pelo PSOL, Randolfe Rodrigues (até tu, gabiru!), agora aliado ao petebista Lucas Barreto - amigo fiel dos “atos secretos” do presidente do Senado?
-
“Vanguarda” é o Projeto Transparência do Capi para o mundo todo!

RUMO NOVO PARA O AMAPÁ


-
Estive na Convenção da Frente Popular Rumo Novo que lançou o socialista Camilo Capiberibe e a petista Dora Nascimento ao governo do Amapá para estas eleições de 2010. Camilo eu já conheço e sei das suas inumeráveis qualidades ao que se lança. Dora Nascimento eu pouco sabia, mas seu discurso me revelou o quanto ela está afinada com as ideias de vanguarda do socialista e companheiro de chapa Camilo. São duas forças jovens emergentes para tirar o Amapá do pantanal dos vícios dos velhos tempos. O Amapá viveu um maldito hiato nos últimos sete anos. É hora de retomar a vanguarda do desenvolvimento sustentável transformada em programa de governo por Capi e que encheu os olhos do Le Monde e do New York Times naqueles tempos. Só a imprensa do jabaculê tucuju, com cifra nos olhos, disse não assistir tamanho avanço. E o pior é que tem gente que ainda acredita nela, ou seja, na mentira real. Uma gota de vanguarda no olho nessa gente!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

DE BERÇO


-
FELIZ ANIVERSÁRIO
Aroldo Pedrosa
-
Hoje é o aniversário do meu bem
E também do meu neném:
O Glauber Caetano, que agora faz dois anos.
Olha ele aí... Que bonitinho!
Tem o poeta Maiacóvski, que, como ninguém,
Aniversaria também neste dia leve.
Maiacóvski se foi – eu sei – com sua vida breve,
Sua camisa amarela fosforescente e gravata de cores.
Viajou para o infinito...
Mas deixou poema tão bonito,
Que o adotei para os meus dois amores:
-
Dizem que em algum lugar
Parece que no Brasil
Existe um homem feliz

-
Somos nós numa só ilha.
Poema de versos ímpares,
Que maravilha!
Sons do belo Universo,
Elos de uma só família.
-
Com o que poderia presenteá-los neste dia?
Ora, com o meu amor e a minha poesia.
Amá-los cada vez mais de um amor táctil
E transformá-los em canção simples e fácil.
Uma canção cuja melodia
Possa acordar o meu bem
(Ave, Drummond!)
E adormecer o meu neném
Todos os dias...